Este ano decidimos que todas as nossas turmas iriam ter um blog, mas afinal o que significa a palavra blog? Não é mais do que uma abreviatura das palavras inglesas Web (rede) e de log (diário de bordo), será assim então uma espécie de diário de turma, onde estes serão actualizados frequentemente.
Foi a partir de uma reflexão pessoal/colectiva e profissional, que se começou a rebater sobre a mudança de práticas educativas mais tradicionais, para praticas educativas mais inovadoras e colaborativas. Para que desse modo, pudessem incentivar ainda mais a imaginação, a leitura, a escrita criativa, reforçar o uso de novas tecnologias, favorecer a iniciativa, a reflexão, a espontaneidade, a interrogação, de maneira a promover e vivenciar a cooperação, o diálogo, o sentido de partilha e de solidariedade entre todos.
Com a introdução dos blogs de turmas, pretendemos apresentar as várias etapas de um projecto desenvolvido no nosso colégio, na sala de aula, em grupo ou mesmo de um trabalho individual. Queremos divulgar as diversas actividades lectivas que irão decorrer ao longo do ano lectivo. Difundir ao mesmo tempo, as actividades e trabalhos dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento. Aspiramos desenvolver nos alunos um espírito mais crítico, mais justo e tolerante perante o Outro. Aumentar a curiosidade tecnológica dos nossos alunos. Desejamos ajudar a comunidade educativa com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos ou pelos professores. Ambicionamos desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, relevar a importância da interdisciplinaridade e aplicar os conteúdos estabelecidos no currículo. Trabalhar com imagens/desenhos criados ou registados pelos próprios alunos, ampliando as suas habilidades cognitivas na área da criação. Almejamos aproximar os pais/encarregados de educação do colégio. Ansiamos trocar experiências, ampliar a aula e a visão de mundo. E finalmente fomentar ainda mais, experiências interculturais e ambientais com outros realidades nacionais e internacionais.
Deste modo, o professor será uma espécie de mediador neste processo, onde deverá levar os alunos a alcançar uma maior autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas e possibilitar uma maior reflexão crítica e reinterpretação de conceitos e práticas educativas. Irá no nosso ponto de vista provocar uma maior motivação nos alunos, e por fim aprofundará as relações entre toda a comunidade educativa.
São assim do nosso ponto de vista inúmeras as vantagens da utilização dos blogs de turma. Por isso esperemos que apreciem...
Paulo Silva 2009
Foi a partir de uma reflexão pessoal/colectiva e profissional, que se começou a rebater sobre a mudança de práticas educativas mais tradicionais, para praticas educativas mais inovadoras e colaborativas. Para que desse modo, pudessem incentivar ainda mais a imaginação, a leitura, a escrita criativa, reforçar o uso de novas tecnologias, favorecer a iniciativa, a reflexão, a espontaneidade, a interrogação, de maneira a promover e vivenciar a cooperação, o diálogo, o sentido de partilha e de solidariedade entre todos.
Com a introdução dos blogs de turmas, pretendemos apresentar as várias etapas de um projecto desenvolvido no nosso colégio, na sala de aula, em grupo ou mesmo de um trabalho individual. Queremos divulgar as diversas actividades lectivas que irão decorrer ao longo do ano lectivo. Difundir ao mesmo tempo, as actividades e trabalhos dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento. Aspiramos desenvolver nos alunos um espírito mais crítico, mais justo e tolerante perante o Outro. Aumentar a curiosidade tecnológica dos nossos alunos. Desejamos ajudar a comunidade educativa com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos ou pelos professores. Ambicionamos desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, relevar a importância da interdisciplinaridade e aplicar os conteúdos estabelecidos no currículo. Trabalhar com imagens/desenhos criados ou registados pelos próprios alunos, ampliando as suas habilidades cognitivas na área da criação. Almejamos aproximar os pais/encarregados de educação do colégio. Ansiamos trocar experiências, ampliar a aula e a visão de mundo. E finalmente fomentar ainda mais, experiências interculturais e ambientais com outros realidades nacionais e internacionais.
Deste modo, o professor será uma espécie de mediador neste processo, onde deverá levar os alunos a alcançar uma maior autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas e possibilitar uma maior reflexão crítica e reinterpretação de conceitos e práticas educativas. Irá no nosso ponto de vista provocar uma maior motivação nos alunos, e por fim aprofundará as relações entre toda a comunidade educativa.
São assim do nosso ponto de vista inúmeras as vantagens da utilização dos blogs de turma. Por isso esperemos que apreciem...
Paulo Silva 2009